SEIVA AZUL - O projecto

Da autoria de Dina Pimenta e Martinho Mendes, SEIVA AZUL é uma intervenção artística projectada para a celebração da Festa da Flor de 2010.

O projecto parte da mesma raiz temática, de abordagem ao património e artesanato regional, mas desenvolve-se em direcções e espaços diferentes que se complementam entre si.

 I. DA MONTANHA
Dina Pimenta apresenta o seu trabalho na Avenida Arriaga, no pequeno jardim atrás do Palácio de São Lourenço. A sua proposta é constituída por uma peça de carácter escultórico que recria uma toalha de Bordado Madeira com desenho original da autora, inspirado na inflorescência do massaroco de grande altitude (Echium candicans). O trabalho ganha posteriormente um carácter performativo graças à actuação de duas figuras femininas que personificam a exuberância e beleza destas plantas endémicas, conhecidas internacionalmente como “Pride of Madeira”.

 II. DO LITORAL
Martinho Mendes desenvolve o seu trabalho no interior do espaço infoarte e, ao contrário de Dina Pimenta, utiliza como referência floral o massaroco de litoral (Echium nervosum). Recorrendo à linguagem do vídeo, do desenho e da escultura, o artista explora e decompõe o processo de elaboração de um arranjo floral que, a partir de uma planta que não se coaduna com o corte, se mistura com diversas referências ao património cultural local.